Pintos e Frangos - Alimentação

01 outubro 2018
-
3 minutos

Ponto fundamental no maneio e criação de pintos e frangos, a nutrição deve seguir uma série de regras que aqui sugerimos.

No tempo que medeia o momento da recepção e o 7º dia de vida dos pintos, são de importância vital as questões ligadas à alimentação.

No que diz respeito à água, esta deve estar sempre limpa e disponível. Caso a água não seja canalizada, pode haver necessidade de a desinfectar, à semelhança do que é feito para consumo humano. Devemos dar particular atenção à temperatura da água, que não deve ser nunca demasiado alta. Na recepção podem adicionar-se à água uma colher de açúcar, uma pitada de sal e/ou electrólitos. Devemos manter em mente o facto de que os animais, nesta fase, bebem o dobro do que comem.

Nesta fase, para uma melhor performance deve ser administrada migalha fina, rica em proteína e aminoácidos, onde, durante os primeiros 3 dias, deve ser colocada sobre papel de jornal.

No entanto, há sempre a possibilidade de optarmos por animais de recria, adquiridos entre os 14 e os 21 dias de vida. Neste caso, a água tem que ser limpa, com a possível adição de 2 colheres de açúcar, uma pitada de sal, electrólitos e suplementos de vitaminas e minerais, sendo que a ração deve ser de migalha grossa ou granulado, rica em proteína.

É fundamental que a alimentação seja exclusivamente de ração até aos 35 dias de idade.

O plano alimentar ideal com rações Biona, que garante os melhores resultados para os seus animais, deve ser seguido respeitando a utilização, do 1º ao 21º dia, de Diofrango e Avidiona (migalha fina com alto teor de proteína, vitaminas e minerais). Já do 17º dia até ao abate deve utilizar-se Avidiona Recria e Avidiona 115 (granulado fino e curto, com alto teor de proteína, energia, vitaminas e minerais).