Quem se prepara para criar coelhos para consumo caseiro ou produção semi-industrial deve ter em conta a forma como vai alojar os animais. Os coelhos são animais sensíveis, que podem ser negativamente afectados por pequenas alterações ao ambiente que os rodeia. Assim, no caso de os animais serem colocado em instalações já existentes, com total controlo dos elementos, podemos optar por gaiolas similares às utilizadas pelas explorações industriais. Já no caso de os coelhos ficarem expostos aos elementos climáticos, é fundamental utilizar coelheiras tradicionais, que os protejam de alterações ambientais que coloquem em causa a sua saúde, ou até a sua sobrevivência. Em qualquer dos casos, é fundamental que fiquem resguardados do alcance de predadores, como raposas, ratos e outros animais.
No que diz respeito à temperatura, a ideal para a criação de coelhos é de 20º, com uma humidade de valor médio e uma corrente de ar que permita regular a temperatura, sendo que esta pode ser aumentada no caso de a temperatura estar acima dos 20º, ou reduzida se se verificar o contrário.
Também o controlo da concentração de amoníaco produzido na fermentação dos dejectos é importante, não devendo nunca ultrapassar um valor que cause irritação nasal ou ocular.